A Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest / Unicamp) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 22 de julho, com o objetivo de anunciar uma série de mudanças para o processo seletivo vestibular 2021 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De acordo com o comunicado, a instituição não vai aceitar a nota do Enem para o ingresso do ano que vem.

Unicamp não vai utilizar Enem para ingresso em 2021

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo presidente da Comvest, o resultado do Enem 2020 deverá sair após o começo do ano letivo na Unicamp, seguindo o cronograma que está previsto para a prova depois que o Enem foi oficialmente adiado neste ano de 2020 em função do coronavírus.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende liberar as notas do Enem 2020 a partir de 29 de março de 2021, mas as aulas na Unicamp começarão no dia 15 de março.

Estavam previstas para serem distribuídas através da nota do Enem 639 vagas. Toda selas migrarão para o processo seletivo Vestibular convencional e seguem sendo exclusivas para alunos cotistas.

Unicamp não vai utilizar Enem para ingresso em 2021

Com os novos números, a Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, com reserva de 25% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (15% do vestibular + 10% da seleção Enem) e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública (previsto na seleção Enem). Os estudantes advindos da rede pública de ensino, tanto no fundamental quanto no médio, ganharão um bônus de pontuação, através do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS).

Isenção

Outra novidade anunciada nesta manhã pelos responsáveis pelo processo seletivo vestibular das Unicamp é a reabertura do prazo para envio de pedidos de isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2021. Os interessados agora podem enviar o pedido até o dia 31 de julho. Para quem não conseguir, a taxa de participação neste vestibular será de R$ 170.