Foi lançado nesta semana o edital do Vestibular Indígena 2020 da Unicamp. O documento, de responsabilidade da Comvest, informa todas as regras e procedimentos para o vestibular voltado ao público indígena. Essa será a 2ª edição deste vestibular. Na 1ª, que aconteceu no ano passado, 68 indígenas de 23 etnias diferentes conseguiram uma vaga na universidade.

Unicamp libera edital do vestibular indígena 2020

A edição deste ano conta com duas mudanças quando comparada com o edital do ano passado. Estão sendo oferecidas mais vagas, totalizando 96. Além disso, 7 novos cursos entraram para disputa: Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Transportes, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Comvest, até o dia 30/9.

Para participar desta seleção, os candidatos devem comprovar que pertencem a alguma etnia indígena do Brasil. Essa comprovação se dá mediante Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena. Além disso, os candidatos também devem ter concluído o ensino médio, em alguma das seguintes condições:

Unicamp libera edital do vestibular indígena 2020

  • Cursado totalmente na rede pública de ensino;
  • Cursado em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino;
  • Obtido a certificação de conclusão do Ensino Médio por exames oficiais (como o Encceja) sem ter cursado nenhum período dele na rede privada de ensino.

A prova está marcada para acontecer no dia 1º de dezembro. Diferentemente do vestibular convencional da Unicamp, essa seleção será realizada em apenas 1 fase. Os candidatos terão que responder a 50 questões e também terão que fazer uma redação.