A Unicamp anunciou nesta semana que está preparando um plano de retorno gradativo das atividades presenciais. O objetivo ainda é tomar cuidados referentes a aglomerações, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A instituição afirma que trabalha visando evitar o excesso de alunos dentro de salas e laboratórios.

Unicamp estende calendário do 1º semestre até agosto

Além disso, a instituição de ensino também anunciou que o calendário do 1º semestre será estendido até o dia 31 de agosto. A medida está sendo tomada com o objetivo da instituição ter tempo para complementar com atividades presenciais as disciplinas dos cursos em que houver necessidade.

“Anunciaremos esse retorno com tempo suficiente para a preparação, e certamente será gradativo e muito cuidadoso. A Unicamp teve 97,5% das suas disciplinas nos cursos de graduação replanejadas para atividades remotas emergenciais de forma total ou parcial”, destaca o reitor, Marcelo Knobel.

Unicamp estende calendário do 1º semestre até agosto

Mesmo anunciando este plano, a Unicamp ainda não informou uma data concreta para retomar as atividades. Segundo Knobel, a Unicamp acompanha desdobramentos de decisões tomadas pelos governos federal e estadual, além das prefeituras onde a universidade tem campi – Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). As atividades estão suspensas desde 13 de março.

Enquanto isso, a Secretaria de Educação em Campinas (SP) está analisando uma proposta fieta por um grupo de escolas particulares da educação infantil para a retomada gradual das atividades, no período de enfrentamento ao novo coronavírus.

Para a retomada, será preciso tomar uma série de medidas, tais como o uso obrigatório de máscaras pelos profissionais, metade dos estudantes dentro da sala, triagem com os pais ou responsáveis e reforço nos procedimentos de limpeza e de desinfecção.