Estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2022 de duas das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também a Federal de São Carlos (UFSCar). De acordo com as informações que foram divulgadas pelas instituições de ensino, este vestibular vai acontece de forma conjunta entre as duas Universidades e os candidatos poderão se inscrever até o dia 20 de janeiro.

Unicamp e UFSCar abrem inscrições para Vestibular Indígena 2022

As inscrições devem ser feitas através do site da Unicamp.

Este processo seletivo acontece exclusivamente para aqueles candidatos que comprovem ser integrantes de uma das etnias indígenas do território brasileiro. Além disso, estes mesmos candidatos devem ter feito todo o ensino médio em escola pública, podendo ser da rede municipal, estadual ou federal, ou ainda ter obtido certificado através de instituição indígena ou exame de certificação oficial (Enem ou Encceja).

As provas deste processo seletivo vestibular acontecerão nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). Os candidatos poderão ter acesso aos locais das provas a partir do dia 18 de fevereiro. Já a aplicação das provas está prevista para o dia 13 de março.

Unicamp e UFSCar abrem inscrições para Vestibular Indígena 2022

Os candidatos terão que responder a um caderno composto por um tema de redação, 14 questões de Linguagens e códigos; 12 de Ciências da Natureza; 12 de Matemática e 12 de Ciências Humanas.

Aqueles candidatos que vão concorrer ao curso de música das instituições também terão que passar por uma prova de habilidades específicas. Os candidatos terão que enviar vídeos, seguindo as orientações do edital, entre os dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro.

A lista com os aprovados em 1ª chamada está prevista para ser publicada no dia 18 de abril. Aqueles candidatos que não forem chamados nesta primeira lista poderão aguardar novas chamadas, previstas para os dias 2, 16, 23 e 30 de maio.