Foi antecipado para este dia 29 de novembro a publicação do resultado da 1ª fase do processo seletivo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As vagas abertas neste processo seletivo são relativas as turmas que estão previstas para começar no 1º semestre de 2022. A próxima etapa está prevista para acontecer em janeiro.

Unicamp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2022

A consulta pode ser feita através deste site.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, para a próxima etapa foram convocados 12.938 candidatos. No mesmo site, os candidatos também poderão conferir a relação de candidatos-vaga da 2ª fase e o número dos acertos dos últimos classificados na 1ª etapa.

Esta primeira etapa do processo seletivo aconteceu no dia 7 de novembro. Os candidatos tiveram que responder 72 questões distribuídas assim: 12 de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; 12 de Matemática; 8 de História e 8 de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia); 8 de Física; 8 de Química; 8 de Biologia e 8 de Inglês.

Nesta prova, a Unicamp registrou a ausência de 4.873 dos 63.298 inscritos, a menor abstenção dos últimos oito anos (7,7%).

Unicamp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2022

As provas estão previstas para acontecer nos dias 9 e 10 de janeiro. As provas dissertativas serão constituídas de diferentes áreas do ensino médio, as quais contarão com redação (para todos os inscritos), algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos.

O listão com os aprovados deve ser publicado no dia 14 de fevereiro. As matrículas destes candidatos devem ser feitas entre os dias 15 e 17 seguintes. Outras chamadas deste processo seletivo estão previstas para serem publicadas nos dias 21 e 25 de fevereiro; 8, 11, 18, 23, 28 e 30 de março.

Ao todo, a instituição de ensino está oferecendo 2.540 vagas para este primeiro semestre do ano de 2022. No mínimo 15% das vagas em cada curso são destinadas a candidatos que forem autodeclarados pretos e pardos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.