A Unicamp, através da sua Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares, aprovou algumas mudanças serão realizadas para a próxima edição do vestibular da instituição. De acordo com as informações que foram divulgadas, as alterações foram aprovadas por unanimidade pelos representantes.

Unicamp aprova alterações no processo seletivo vestibular

A Unicamp afirma que as mudanças são importantes para que sejam melhorados os processos de seleção, que passarão a focar mais nas especificidades da área do que no conhecimento geral como um todo. “O ensino médio mudou muito em 32 anos, desde que a Unicamp criou seu vestibular próprio e a Universidade precisa acompanhar essas mudanças”, disse José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

Dia a menos

As mudanças serão realizadas na segunda fase do processo seletivo, que passará a ser realizada em apenas dois dias. Anteriormente a instituição fazia essa segunda fase em 3 dias diferentes. Além disso, os candidatos passarão a realizar provas de acordo com as disciplinas que forem relacionadas à área do curso escolhido.

Para que os estudantes possam fazer a prova com mais tranquilidade, os dois dias de provas terão uma hora a mais se comparado com o tempo que era dado para cada dia nos processos seletivos anteriores. Com isso, a duração das provas passará para cinco horas por dia, ao invés de quatro.

Unicamp aprova alterações no processo seletivo vestibular

Dessa forma, o primeiro dia será destinados as questões comuns e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mais uma redação. Ainda serão disponibilizadas duas propostas para que o candidato escolha apenas uma opção.

Já a segunda fase será composta por seis questões de Matemática e quatro questões interdisciplinares, sendo duas envolvendo disciplinas de Ciências Humanas e duas envolvendo disciplinas de Ciências da Natureza. Neste dia, cada estudante realizará 12 questões específicas da área do curso escolhido.

Redação

Uma outra mudança que foi anunciada para o processo seletivo será sentida na redação do vestibular. instituição exigia duas redações nos vestibulares anteriores e agora passa a exigir a produção de apenas uma. Serão obrigatórias a todos os candidatos a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta a disciplina de Inglês para a segunda fase.