A Unicamp divulgou alguns dados referentes aos inscritos para o seu próximo processo seletivo vestibular. De acordo com as informações, houve uma queda de 3,4 mil inscritos em comparação com o vestibular do ano passado. Por outro lado, a Comvest, responsável pelo processo seletivo, detectou um aumento na quantidade de candidatos da rede pública.

Unicamp apresenta queda no número de inscritos em seu vestibular

Para o próximo processo seletivo, 72,8 mil candidatos vão disputar um total de 2,5 mil vagas oferecidas em 69 cursos diferentes de graduação. No processo seletivo anterior, foram 76,3 mi inscritos.

“Os resultados eram esperados. Nossa meta era ter entre 70 mil e 75 mil inscritos e conseguimos chegar […] Porém, a queda pode ser entendida a partir de dados como o contínuo ataque às universidades públicas, que gera insegurança […] Outro dado é a permanência da crise econômica e a preocupação das famílias sobre como manter filhos em outra cidade,” declarou o coordenador executivo da comissão responsável pelo exame, José Alves de Freitas Neto.

Embora o número absoluto de candidatos que se declararam como vindos da rede pública de ensino tenha diminuído, o índice de participação no vestibular diante dos números absolutos acabou aumentando, passando de 30,9% para 32,2%.

Unicamp apresenta queda no número de inscritos em seu vestibular

Foram registradas baixas quantidades de candidatos que se declararam pretos e pardos, incluindo aqueles que fizeram o seu ensino médio em escolas da rede privadas e também de pessoas que optaram por cotas étnico-raciais, uma possibilidade implementada desde a edição 2019 com o objetivo de elevar a inclusão social.

Confira os 10 cursos mais concorridos da Unicamp 2020:

• Medicina (325 candidatos por vaga);
  • arquitetura e urbanismo (87 c/v);
  • Ciências biológicas–integral (60 c/v);
  • Comunicação social–midialogia (49 c/v);
  • Ciência da computação (40 c/v);
  • Farmácia–integral (39 c/v);
  • História–integral (37 c/v);
  • Engenharia da computação (38 c/v);
  • Engenharia química–integral (35 c/v )
  • Enfermagem–integral (33 c/v).