Os estudantes que pretendem conseguir uma das vagas que serão abertas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no 1º semestre de 2020 já podem se inscrever no processo seletivo que vai estrear um novo formato. O prazo de inscrições segue até o dia 6 de setembro. De acordo com o edital, a inscrição deve ser feita mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 170.

Unicamp abre inscrições para vestibular em novo formato

As inscrições devem ser feitas no vestibular da Unicamp.

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções diferentes de cursos, mas ambos devem ser da mesma área de conhecimento. Dentre as áreas de conhecimento que estão disponíveis estão Humanas/Artes, Biológicas/Saúde, Exatas/Tecnológicas.

Alguns dos cursos de graduação podem acabar exigindo provas de habilidades especificas terão que ser marcadas como primeira opção de concorrência. Para o curso de música, existem alguns procedimentos que devem ser feitos antes da inscrição, como o envio de material audiovisual de 9 a 16 de setembro, que será considerado como a primeira fase da prova de habilidades específicas do Vestibular.

Vagas

Serão oferecidas 2.570 vagas da Unicamp, nos cursos oferecidos em Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. No caso do vestibular tradicional, 15% das vagas de cada curso são reservadas para candidatos autodeclarados pretos e pardos. As cotas podem chegar a 27,2% das vagas, se houver candidatos de primeira opção que atendam aos critérios de nota mínima de opção do respectivo curso.

Unicamp abre inscrições para vestibular em novo formato

Outras 639 vagas serão oferecidas na modalidade Enem-Unicamp, além de 31 apenas para estudantes participarem do vestibular indígena e mais 100 vagas para o edital Olímpico.

Novo formato

O vestibular de 2020 vai estrear um formato diferente a partir deste ano. Anteriormente a segunda fase das provas era composta por 3 dias, e agora passa apenas para dois dias. O primeiro dia fica com as questões discursivas de português e redação, enquanto que o segundo dia de provas fica com as questões interdisciplinares, matemática e áreas específicas dos cursos.

O resultado está previsto para ser liberado no dia 10 de fevereiro, com matrículas virtuais acontecendo no dia 11 seguinte.