Estão abertas as inscrições para as Olimpíada de Matemática da Unicamp 2024. De acordo com as informações que foram divulgadas, os interessados devem se inscrever até o dia 13 de abril. O formato segue o mesmo das edições anteriores, com as inscrições sendo feitas em equipes, sempre junto de um professor responsável.

Unicamp abre inscrições para Olimpiadas de Matemática 2024

As equipes deverão pagar uma taxa no momento do cadastro, sendo de R$ 60 para as equipes que forem compostas por estudantes de escola pública e R$ 180 para as equipes das escolas da rede privada. O pagamento do boleto, emitido no momento do preenchimento do formulário, deverá ser feito em até 5 dias corridos.

As inscrições devem ser feitas através deste site.

As inscrições podem ser feitas na modalidade ensino fundamental, destinada aos alunos do 8º e do 9º ano, e também dos estudantes do ensino médio. As equipes são sempre compostas por três estudantes, além do professor responsável.

Os estudantes do ensino médio, caso cheguem na etapa final da olimpíada, podem fazer uma prova individual. Os participantes que conquistarem medalhas poderão concorrer a vagas em cursos de graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do Vestibular Vagas Olímpicas.

Unicamp abre inscrições para Olimpiadas de Matemática 2024

Primeiramente os grupos inscritos participam das provas virtuais. A 1ª fase está marcada para acontecer entre os dias 23 e 29 de abril. Já a 2ª fase, que também vai acontecer de forma virtual, está prevista para acontecer entre os dias 4 e 10 de junho.

As equipes que conseguirem se classificar nas duas primeiras fases terão que participar da fase presencial, marcada para o dia 31 de agosto. Já os optantes pela prova individual poderão responder as questões no dia 1º de setembro.

A premiação será concedida da seguinte forma:

• Medalhas de ouro para quatro equipes em cada nível;
  • Medalhas de prata para oito equipes em cada nível;
  • Medalhas de bronze para doze equipes em cada nível;