Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para as vagas que serão abertas para o ano de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados poderão se inscrever até o dia 8 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 170.

Unicamp abre inscrições para o Vestibular 2021

As inscrições para o vestibular podem ser feitas através do site da Unicamp.

Uma das mudanças que foram anunciadas para o vestibular 2021 é que não será feita a seleção através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como geralmente era feito. Isso aconteceu em virtude das mudanças das datas do Enem 2021, já que não haveria tempo hábil para ter acesso as notas dos candidatos.

Quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unicamp deve fazer o pedido até amanhã, 31 de julho. A isenção é oferecida em três modalidades e, para solicitar, os candidatos devem ter cursado todo o Ensino Médio em instituições da rede pública (exceto na modalidade 3) e já ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2020.

A primeira fase das provas acontecerá em dois dias, com o objetivo de reduzir a quantidade de alunos dentro das salas no momento das provas. Elas acontecerão nos dias 6 e 7 de janeiro, sendo divididos da seguinte forma:

Unicamp abre inscrições para o Vestibular 2021

6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas

7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde

A segunda fase está marcada para acontecer nos dias 7 e 8 de fevereiro. Os candidatos terão 5 horas para responder as questões em cada um dos dias, de acordo com o seguinte cronograma:

1º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 8 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões interdisciplinares de Língua Inglesa e haverá a aplicação da prova de redação.

2º dia: Provas comuns a todos os candidatos, com 6 questões de Matemática e prova interdisciplinar com 2 questões de Ciências Humanas e 2 questões de Ciências da Natureza; Também haverá duas provas de conhecimentos específicos, cada uma com 6 questões.

A lista com os aprovados em 1ª chamada está prevista para ser liberada no dia 10 de março de 2021.