A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) anunciou nesta semana que está suspendendo, por tempo indefinido, todo o seu calendário relacionado ao processo seletivo para o ano de 2021. A decisão foi tomada depois de sessão do Conselho do Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Unespar suspense calendário do Vestibular 2021

A nota divulgada pela Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV) define que o motivo desta decisão foram as incertezas que a pandemia do novo coronavírus acabou trazendo para os calendários escolares de uma forma geral. A instituição lembra também que está fazendo de tudo para manter as medidas de isolamento social.

Por enquanto, a instituição afirma que ainda não é possível estabelecer um novo calendário, porque as datas do vestibular acabam sendo definidas de acordo com o calendário escolar do ensino médio e de forma que não coincidam com outros processos seletivos e nem com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Existe uma preocupação para não prejudicar nenhum candidato, por isso é importante aguardar o que vai acontecer de agora em diante.

Unespar suspense calendário do Vestibular 2021

No Paraná, as universidades estaduais de Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) suspenderam seus vestibulares de meio de ano (Inverno). A de Londrina (UEL) suspendeu as chamadas do Vestibular 2020, e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) suspendeu seu Vestibular Indígena.

A Unespar afirmou que deve se reunir novamente em breve para discutir possíveis mudanças no formato do seu processo seletivo. As discussões já haviam começado no ano passado, antes mesmo da pandemia, com o objetivo de tornar o vestibular mais acessível, como a possibilidade de redução dos valores de inscrição, por exemplo.