Foi publicado nesta terça-feira, dia 31 de julho, o regulamento completo do processo seletivo 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No documento publicado pela instituição, foi confirmada a quantidade de vagas para o próximo vestibular: 7.365 oportunidades de ensino, sendo 3.698 destinadas aos estudantes de escolas públicas.

Unesp terá 7.356 vagas no Vestibular 2019

As oportunidades para escolas públicas fazem parte do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Dentro deste percentual, 1.300 vagas são para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). As vagas da Unesp são para 173 cursos oferecidos em 23 cidades do estado de São Paulo.

A resolução completa pode ser encontrada no site da Vunesp.

As inscrições para o próximo processo seletivo vestibular da Unesp acontecerão entre os dias 10 de setembro e 8 de outubro. As provas acontecerão em duas etapas diferentes, sendo que a primeira parte está marcada para o dia 15 de novembro. Já os aprovados nesta primeira fase terão que passar pela segunda etapa, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.

A primeira etapa é composta apenas por questões objetivas de conhecimentos gerais. Serão 90 perguntas, sendo 30 de cada grande área (Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Já a segunda etapa será composta por 36 questões discursivas.

Unesp terá 7.356 vagas no Vestibular 2019

Além destas duas etapas, candidatos para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Visuais, Design e Arquitetura e Urbanismo terão uma etapa complementar, as provas de habilidades específicas.

Os candidatos também poderão utilizar a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio como parte da pontuação do vestibular, mas não substituiu a participação nas provas. A instituição aceitará somente a pontuação do ENEM 2018.