Tornas os projetos de restauração ambientais mais eficazes. Este é o principal objetivo de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de Rio Claro. Para isso, alunos e professores que estão envolvidos no projeto de pesquisa estão estudando a movimentação de animais selvagens.

Unesp realiza estudo para entender melhor a movimentação de animais selvagens

Alguns animais receberam coleiras e foram soltos na natureza. Estes acessórios coletam e repassam uma série de informações para os cientistas. Os porcos do mato, por exemplo, são monitorados 24 horas por dia, com dados sendo enviados em tempo real.

Até mesmo as abelhas estão tendo os seus movimentos monitorados. Para isso os pesquisadores adaptaram pequenas antenas transmissoras para que as informações relacionadas ao movimento destes insetos sejam repassadas para os computadores.

Entendendo o caminho

Unesp realiza estudo para entender melhor a movimentação de animais selvagens 2

Monitorando a movimentação destes animais os pesquisadores conseguem entender melhor quais foram as decisões que levaram eles a decidirem por um determinado caminho em detrimento do outro. Desta forma os pesquisadores conseguem entender também se existem elementos externos que estão influenciando nesta escolha, como concentração de agrotóxicos, contaminação, etc.

Os professores que estão liderando o projeto acreditam que, conhecendo melhor a movimentação dos animais, é possível entender melhor como a fauna se comporta, o que ajuda na hora de criar políticas e projetos que visam preservar determinados animais.

O processo de restauração da vida vegetal também pode ser beneficiado com este projeto de estudos, uma vez que os cientistas ficam sabendo exatamente quais são os locais que determinadas aves passam, que tipo de fruto elas comem e consequentemente que tipo de sementes são deixadas pelo chão naquele local.