Foi publicado nesta semana o Manuel do Candidato para o Vestibular 2024, documento que traz todas as regras que devem ser seguidas para aplicação neste que é considerado como um dos maiores e principais vestibulares do estado de São Paulo. Nas páginas, os estudantes poderão confirmar dados como quantidade de vagas, inscritos, provas, documentos aceitos e também as datas de realização das chamadas.

Unesp publica Manual do Candidato do Vestibular 2024

O manual pode ser conferido aqui.

De acordo com o cronograma do documento, as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 4 de setembro, ficando abertas até o dia 9 de outubro. Os candidatos terão que pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 192. Já os pedidos de isenção estão abertos e podem ser feitos até o dia 3 de setembro.

Vestibular 2024

As provas devem ser aplicadas em duas fases para essa seleção. Na primeira, os candidatos terão que responder as questões objetivas e, na segunda, os candidatos deverão elaborar uma redação, além de fazer questões discursivas de acordo com o curso de escolha.

Já a segunda fase de provas será dividida em dois dias. Esse modelo tradicional voltará a ser seguido após dois anos suspenso em razão da pandemia do coronavírus.

A 1ª fase está prevista para ser aplicada no feriado do dia 15 de novembro, e a 2ª fase está prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro.

Vagas

Unesp publica Manual do Candidato do Vestibular 2024

Através deste processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a mais de 7 mil vagas em diversos cursos de graduação. Haverá chances reservadas a candidatos da rede pública, de baixa renda, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Indígenas. Essas vagas serão distribuídas entre 136 cursos de graduação, sendo 17 na área de Biológicas, 24 na área das Exatas e 23 na área das Humanidades.

As oportunidades estão sendo abertas para os campi de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.