A Universidade Estadual Paulista (Unesp) confirmou essa semana que não terá vestibular no meio do ano para as vagas que geralmente são abertas no 2º semestre do ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a decisão vale para este no de 2019, e provavelmente vai se estender para os demais anos.

Unesp cancela Vestibular de meio de ano em 2019

A instituição afirma que o principal motivo do cancelamento do vestibular do meio do ano da Unesp é o baixo numero de vagas oferecidas, o que acabaria tornando o custo do concurso muito elevado.

De acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (Cepe) da Unesp, o Vestibular de Meio de Ano será transferido para o fim de 2019, o que chamaram de “uma sincronização do processo de seleção dos ingressantes da Universidade”. As provas serão aplicadas junto ao Vestibular de Verão, independente do ingresso para fevereiro ou agosto de 2020.

Unesp cancela Vestibular de meio de ano em 2019

De acordo com a pró-reitora da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari, a junção dos Vestibulares no fim do ano é benéfica para os estudantes. “Acreditamos que a medida também está de acordo com os anseios da sociedade, uma vez que o ensino médio e a grande maioria dos cursinhos pré-vestibulares finalizam suas atividades no final de cada ano”, destaca a nota da Unesp.

O Vestibular do meio do ano que era feito pela Unesp seguia basicamente o mesmo modelo que era adotado pelo vestibular de verão. O processo seletivo era composto por duas etapas. Mas na seleção de inverno as cidades atendidas eram apenas Bauru, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba.