A Universidade de Brasília (UnB) terá que modificar a sua regra para os estágios obrigatórios. Esta foi uma decisão do Tribunal Regional Federal do Distrito Federal. De acordo com a decisão, a instituição de ensino não poderá mais estabelecer um período mínimo de curso ou número de disciplinas para que o estudante possa participar de um programa de estágio.

1012009_657428077635264_1463820771_n

O julgamento aconteceu a partir de uma ação do Ministério Público que pedia a anulação das resoluções da Universidade sobre o tema. Segundo o texto, o Ministério Público afirmava que a UnB estava estabelecendo pré-requisitos para estágios de alunos que não estavam previstos em lei.

A Universidade de Brasília informou que está analisando a determinação e ainda não sabe se vai recorrer ou não.

Favoráveis ao estágio

IMG_3369

Apesar de haver algumas reclamações de parte de estudantes que acabam tendo que fazer estágios obrigatórios nos seus cursos sem que haja uma obrigatoriedade na lei, existem também muitos estudantes que acabam sendo favoráveis aos programas de estágio.

Alguns alunos afirmam que o estágio pode ser uma excelente oportunidade do aluno vivenciar o que é aprendido dentro da Universidade, mas de forma mais prática. Além disso, o estágio também pode representar uma excelente oportunidade profissional, já que muitas empresas acabam contratando os seus estagiários.