Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Programa de Avaliação Seriada 2023 da Universidade de Brasília (UnB). O PAS é composto por três provas, sendo que cada uma delas é aplicada em uma etapa do ensino médio. As vagas são destinadas aos candidatos que estão no 3º ano do Ensino Médio e que fizeram as duas edições anteriores.

UNB abre inscrições para o PAS 2023

Os candidatos que estão nos dois primeiros anos do Ensino Médio e que deverão se inscrever na 1ª ou na 2ª etapa do PAS deverão realizar a sua inscrição até o dia 22 de setembro. Já os candidatos que vão se inscrever na 3ª etapa deverão se inscrever até o dia 18 de setembro.

As taxas de inscrição custam R$ 133,80 para a 1ª etapa, R$ 111,00 para a 2ª etapa e R$ 125,00 para a 3ª etapa.

As inscrições devem ser feitas através do site da Cebraspe.

Como funciona o PAS da UnB?

Os candidatos precisam fazer as provas ao final de cada um dos anos do Ensino Médio. Os exames são compostos por provas objetivas e também uma prova de redação. Cada prova tem um peso diferente e apenas os alunos que realizam a terceira etapa concorrem diretamente às vagas nos cursos superiores.

UNB abre inscrições para o PAS 2023

Os candidatos devem responder questões nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia. Além da prova de Língua Estrangeira que o candidato pode escolher entre Inglês, Espanhol e Francês.

Na 3ª etapa de provas, que é a decisiva para o preenchimento das vagas, os candidatos terão até 5 horas para entregar o caderno. O peso das provas cresce gradativamente de acordo com o avançar da série do candidato, sendo os pesos 1, 2 e 3 aplicados respectivamente à 1ª, 2ª e 3ª etapa.

A divulgação do resultado final está previsto para sair no dia 5 de fevereiro de 2024.