Estão abertas as inscrições para o processo de Seleção Seriada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada no estado de Minas Gerais. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados devem se inscrever até o dia 15 de agosto, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 115.

UFVJM abre inscrições para o SASI 2023

Estão abertas as inscrições para as 3 etapas, sendo que os estudantes devem se inscrever de acordo com o ano no qual ele está matriculado no Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas através dos links abaixo:

Inscreva-se SASI 2023 UFVJM – 1ª e 2ª etapas

Inscreva-se SASI 2023 UFVJM – 3ª etapa

Regras do SASI 2023 da UFVJM

De acordo com as regras deste processo seletivo, os alunos devem fazer a sua inscrição para a 1ª ou para a 2ª etapa do processo seletivo de acordo com o ano do Ensino Médio, sendo que nestes casos os estudantes deverão fazer uma prova.

As provas estão marcadas para acontecer no dia 29 de outubro, sendo que elas serão aplicadas em 26 cidades situadas no interior do estado de Minas Gerais. A partir do dia 3 de outubro os candidatos poderão conferir o cartão de confirmação da inscrição, contendo todos os locais de provas.

As provas serão compostas por 45 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

UFVJM abre inscrições para o SASI 2023

Já na 3ª etapa os candidatos serão avaliados apenas pela sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que será obrigatória a presença dois alunos inscritos nesta prova. O Enem 2023 vaio acontecer entre os dias 5 e 12 de novembro. Para que ele tenha suas notas avaliadas, os alunos terão que tirar pelo menos 300 pontos em todas as cinco provas do exame educacional.

Cada uma das provas do Enem conta com peso específico conforme o curso de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, as provas de redação e de ciências da natureza têm peso 3 e as demais provas, peso 2.

O resultado final, apenas para quem se inscrever na 3ª etapa, deve ser publicado no dia 30 de março.