A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou nesta semana a abertura das inscrições para os interessados em participar do seu cursinho gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do dia 07 de maio. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados em participar devem realizar a sua inscrição até o dia 17 de maio.

UFU anuncia abertura das inscrições para cursinho gratuito para o Enem 2021

O cursinho, que se chama Ações Formativas Integradas (Afin), é destinado aos estudantes que estão atualmente no 3º ano do Ensino Médio ou da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que sejam de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular, pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública, além de refugiados, quilombolas, indígenas e ciganos.

As inscrições devem ser feitas através deste formulário

Junto com todas as informações solicitadas no formulário, os candidatos também devem encaminhar os seguintes documentos:

• Documento de identidade, frente e verso;
  • Comprovante de endereço;
  • Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Declaração de estar matriculado em escola pública cursando o 3º ano do ensino médio ou última etapa ado EJA (somente para estudante de escolas públicas);
  • Declaração de estar matriculado em escola particular com declaração de ser bolsista integral cursando o 3º ano do ensino médio (somente para estudantes de escola particular);
  • Autodeclaração preenchida on-line informando ser preto, pardo, quilombola, indígena, cigano (somente para candidatos pretos, pardos, quilombolas, indígenas ou ciganos);
  • Comprovante do Comitê Internacional para os Refugiados (CONARE) ou documento similar que informe a condição de refugiado (caso seja refugiado);
  • Laudo médico confirmando deficiência do candidato (somente para candidatos com deficiência).

UFU anuncia abertura das inscrições para cursinho gratuito para o Enem 2021

Ao todo, serão 450 vagas distribuídas entre as cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. A seleção será feita mediante análise da documentação e levará em consideração também a ordem de inscrição. O resultado parcial deve ser divulgado no próximo dia 22 de maio, e o resultado final está previsto para ser liberado no dia 25 de maio.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, com três horas de duração, entre junho e novembro. Por causa da pandemia de coronavírus, as aulas serão pela internet.