Estão aberta as inscrições para o processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) referente as vagas abertas para o 2º semestre de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 140.

UFT abre inscrições para Vestibular 2023/2

As inscrições podem ser feitas no site da UFT.

Serão oferecidas através deste processo seletivo um total de 766 vagas, distribuídas entre 41 cursos de graduação da UFT. As vagas serão distribuídas nas seguintes modalidades de concorrência – Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas da UFT e Ampla Concorrência. Dentre os cursos oferecidos pela instituição de ensino estão os de Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Engenharias, dentre outros.

De acordo com o edital deste processo seletivo, metade do total de vagas será destinada para candidatos que se enquadrem aos critérios da Lei de Cotas, que incluem categorias de candidatos oriundos da escola pública, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. A instituição também conta com reservas de vagas para indígenas e quilombolas.

UFT abre inscrições para Vestibular 2023/2

As provas acontecerão nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis, sendo todas no estado do Tocantins. A prova será aplicada em etapa única, marcada para ser publicada no dia 30 de abril. O caderno de provas será composto por 76 questões objetivas de disciplinas do ensino médio, além da elaboração de uma redação.

Os gabaritos das provas estão previstos para serem divulgadas no dia 1º de maio, sendo que os candidatos poderão enviar os recursos no dia 3 do mesmo mês. Já o resultado final do processo seletivo está previsto para ser liberado no dia 14 de junho, com as matrículas acontecendo entre os dias 19 e 21 de janeiro.