Foram abertas neste começo de semana mas inscrições para os interessados em participar do processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), referente as oportunidades que serão abertas para o 1º semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados devem se inscrever até o próximo dia 8 de novembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 140.

UFT abre inscrições para o Vestibular 2022/1

As inscrições devem ser feitas através do site da UFT.

Estão previstas neste edital o preenchimento de um total de 948 vagas, sendo todas elas destinadas a cursos de graduações. São mais de 50 cursos disponíveis para os estudantes interessados, incluindo 15 vagas destinadas para a carreira de Medicina. As vagas são destinadas a cursos nos campi de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

As vagas são distribuídas em três modalidades diferentes:

Reserva Legal de Vagas: candidatos que estudaram na rede pública de ensino (Lei de Cotas). Dentro dessa modalidade, há ainda oportunidades específicas a Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas de baixa renda.

Ações Afirmativas: cada curso reserva cotas para indígenas e quilombolas. São 5% de oportunidades para cada etnia.

Ampla Concorrência: estudantes em geral.

Como será a seleção

UFT abre inscrições para o Vestibular 2022/1

O Vestibular deste processo seletivo vai acontecer através de uma prova própria. As provas estão previstas para ser aplicadas a partir do dia 30 de novembro. Os vestibulandos deverão elaborar uma redação e responder 76 questões objetivas de conhecimentos gerais.

A lista com os aprovados em primeira chamada deste processo seletivo está prevista para ser publicada no dia 1ª de fevereiro de 2022. Estes candidatos deverão se apresentar para fazer as matrículas entre os dias 7 e 9 do mesmo mês. Outras chamadas estão previstas para serem publicadas nos dias 11 e 21 de fevereiro e 3 e 10 de março.