A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta semana mais informações sobre o processo seletivo Vestibular 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as provas estão previstas para acontecer nos dias 29 e 30 de janeiro. O cronograma foi definido e divulgado pelo Conselho Universitário (CUn) da instituição.

UFSC anuncia data das provas para o Vestibular 2022

Ainda de acordo com as datas que foram anunciadas no cronograma, as inscrições para este vestibular ficarão abertas entre os dias 18 de outubro e 19 de novembro. Mas, apesar das datas terem sido confirmadas, a UFSC ainda não publicou o edital completo dessa seleção, o que deve acontecer nas primeiras semanas de outubro.

Para o próximo processo seletivo, a quantidade total de vagas oferecidas será de 4.549 vagas, em 98 cursos. Os cursos acontecerão nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville. Metade das vagas será reservada para candidatos de escolas públicas (Lei de Cotas).

As provas devem ser aplicadas de forma presencial nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

UFSC anuncia data das provas para o Vestibular 2022

Uma das mudanças que foram confirmadas para a próxima seleção é a redução da quantidade de dias de provas, ainda em virtude de todos os efeitos da pandemia de Covid-19 que estão sendo sentidas em todo o território nacional. Ao invés de três dias, o que era normal para o Vestibular da UFSC, serão apenas dois dias de provas.

Uma outra alteração está relacionada ao conteúdo das provas. Os candidatos não terão mais que responder as questões discursivas, que foram retiradas das provas justamente em virtude da grande demanda de tempo que os candidatos gastavam nesta parte das provas.

No dia 29 de janeiro, das 14h às 18h, os candidatos responderão 40 questões objetivas e/ou abertas de língua portuguesa e literatura ou libras (12 questões); língua estrangeira (8); matemática (10); e biologia (10).

No segundo dia, 30, os vestibulandos terão das 14h às 19h para elaborar uma redação e responder mais 40 questões de história (7), geografia (7), filosofia (2), sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas, além de física (10) e química (10).