Estão abertas as inscrições para os processos seletivos vestibulares complementares referente ao ano de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, estão sendo abertas cinco seleções diferentes, cada uma com suas próprias características.

UFSC anuncia abertura de inscrições para vestibulares complementares 2022

Os candidatos poderão se inscrever par vagas suplementares para indígenas e quilombolas, nas vagas para suplementares para negros, no vestibular destinado a licenciatura intercultural indígena, no processo eletivo letras/libra e no ingresso para Educação do Campo. Em todos os casos, o prazo máximo para que os candidatos façam a sua inscrição é dia 20 de janeiro.

As inscrições podem ser feitas através dos links abaixo:

Educação do Campo

Vestibular para indígenas e quilombolas

Vagas suplementares para negros

Vestibular para Letras / Libras

Vestibular para Licenciatura Intercultural Indígena

Como serão os processos seletivos

UFSC anuncia abertura de inscrições para vestibulares complementares 2022

Para o vestibular destinado ao curso de Educação do Campo os candidatos poderão concorrer utilizando somente as notas do seu histórico escolar do ensino médio ou equivalente.

A seleção para vagas suplementares destinada a candidatos negros será feita mediante análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as provas que aconteceram nos anos de 2019, 2020 e 2021.

Para os outros processos seletivos, os candidatos deverão passar por uma prova presencial. Para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, as provas estão previstas para acontecer no dia 19 de fevereiro. Já para as vagas suplementares indígenas e Letras / Libras as provas estão agendadas para acontecer no dia 20 de fevereiro.

As provas de vagas suplementares indígenas e licenciatura intercultural indígena serão compostas por redação, 10 questões objetivas de Língua Portuguesa e 20 sobre Conhecimentos Gerais. Já as provas do Vestibular de Letras/Libras serão constituídas de redação (apresentada em Língua Portuguesa e Libras) e questões sobre Comunidades Surdas, Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais.

Vagas

Confira as vagas que serão oferecidas em cada um dos processos seletivos:

  •     Vagas suplementares para negros: 210 oportunidades para pretos e pardos (duas por curso)
  •     Vagas suplementares para indígenas e quilombolas: 22 para indígenas e 9 para quilombolas
  •     Letras/Libras: 40 vagas
  •     Licenciatura Intercultural Indígena: 45 vagas
  •     Educação do Campo: 50 vagas