A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) antecipou nesta semana quais serão as vagas disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada 2024, que terá suas inscrições neste mês de janeiro. Neste ano, os candidatos interessados terão apenas uma chance, no começo do ano, para as vagas nas turmas que começam no primeiro e no segundo semestres.

UFRJ terá mais de 9,2 mil vagas através do SiSU 2024

De acordo com os dados que foram divulgados pela Universidade, serão mais de 9,2 mil vagas em 149 cursos diferentes, que serão distribuídas da seguinte forma:

Ampla concorrência: 4.553 vagas

Lei nº 12.711 ou Lei de cotas: 4.687 vagas

Os cursos são ministrados nas cidades de Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias. Metade das vagas serão destinadas aos candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas. Dentro das cotas há vagas específicas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Uma das novidades para a edição do SiSU neste ano é a reserva de vagas para os quilombolas, o que até então não acontecia. Na UFRJ, 0,13% das chances serão para esse grupo.

Regras de desempenho

UFRJ terá mais de 9,2 mil vagas através do SiSU 2024

Para as vagas da UFRJ, as regras relacionadas ao desempenho são as mesmas válidas para a seleção como um todo. Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e tirar pelo menos 300 pontos na prova de redação. No caso das outras provas de questões objetivas, os candidatos não podem zerar nada.

As provas do Enem possuem pesos diferentes para cada curso da UFRJ. Em Medicina, por exemplo, as provas de Redação e Ciências da Natureza possuem peso 4, Linguagens e Códigos e Matemática peso 2 e Ciências Humanas peso 1.

Para os candidatos às vagas dos cursos de Dança, Arquitetura e Urbanismo e Música, a participação no SiSU não é necessária. Os candidatos devem apenas apresentar as notas do ENEM e também participar dos Testes de Habilidades Específicas (THE).