A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou nesta semana a quantidade de vagas que serão oferecidas pela instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Universidade, serão oferecidas 8.748 vagas para diversos cursos de graduação.

UFRJ terá mais de 8 mil vagas pelo SiSU 2020

Assim como a instituição costuma fazer, as vagas serão divididas para entrada em cada um dos semestres do próximo ano, sendo 4.942 vagas para o 1º semestre e as outras 3.806 vagas para o 2º semestre.

De todas as vagas que serão oferecidas pela instituição através desta modalidade, metade será reservada para os candidatos que possam ser classificados dentro das ações afirmativas. As cotas possuem modalidades sociais, que levam em consideração a renda e também os locais onde os estudantes terminaram o seu ensino médio, também as cotas raciais, para pessoas pretos, pardos e indígenas, além de cotas para pessoas com deficiência.

UFRJ terá mais de 8 mil vagas pelo SiSU 2020

Alguns dos cursos que são oferecidos pela UFRJ exige que os estudantes passem por testes de habilidades específicas, tais como os de Arquitetura e Urbanismo; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.

Para ingressar em um dos cursos citados anteriormente, os candidatos também devem concorrer utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste caso, os alunos classificados serão convocados para a prova de habilidade específica, para somente então conquistar a sua vaga.

A oferta da UFRJ é de 387 vagas nos cursos que exigem THE e 60 vagas para bacharelado e licenciatura em Libras (TCE). Até o momento ainda não há datas para inscrições.