A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou que vai disponibilizar através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021 um total de 9.280 vagas para as turmas que terão início ao longo deste ano de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o número já leva em consideração o primeiro e o segundo semestre.

UFRJ confirma 9,2 mil vagas pelo SiSU 2021

Neste primeiro semestre, serão oferecidas 5.248 vagas pelo SiSU 2021/1. Já no segundo semestre a oferta é de 4.032 vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/2. Em ambos os semestres, metade das vagas serão destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública, de acordo com a exigência da Lei de Cotas. Ainda existem percentuais separados para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além das pessoas com deficiência.

Com a quantidade de vagas destinadas a este ano, a instituição estão aumentando um pouco as oportunidades que estão sendo oferecidas quando comparadas com o ano passado. Em 2020, os cursos que exigiam Teste de Habilidade Específica (THE) e Teste de Conhecimento Específico (TCE) tiveram processo seletivo próprio, com aplicação de provas. Neste ano, pela atual situação da Covid-19, com exceção do curso de Música, as vagas serão oferecidas no SiSU 2021.

UFRJ confirma 9,2 mil vagas pelo SiSU 2021

Para concorrer, além de ter feito obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever no SiSU, os candidatos precisam ter tirado nota mínima na redação de 300 pontos. Além disso, também é uma exigência que os candidatos não tenham zerado nenhuma prova objetiva no Enem.

Por conta do adiamento da aplicação do Enem 2020 as inscrições do SiSU 2021/1 também tiveram o cronograma adiado. As inscrições serão feitas entre 6 a 9 de abril, na página do SiSU, e o resultado é esperado para o dia 13 seguinte.