A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou esta semana que vai oferecer 9.250 vagas no seu processo seletivo vestibular nas suas duas edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Como elas serão distribuídas através do SiSU, programa do governo federal, poderão ser alcançadas somente caso os candidatos tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

UFRJ confirma 9,2 mil vagas nas duas edições do SiSU 2022

Do total de vagas que serão distribuídas no próximo ano, 5.223 serão oferecidas no SiSU do primeiro semestre e 4.027, do segundo. As vagas do primeiro semestre estão distribuídas entre 139 cursos nas cidades do Rio de Janeiro, Macaé e Duque de Caxias.

Do total de vagas que a instituição de ensino vai oferecer para o ano que vem, metade delas serão destinadas aqueles que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, seguindo o que determina a Lei de Cotas. Dentro deste sistema de cotas, os candidatos poderão encontrar vagas específicas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A UFRJ coloca algumas pontuações que servem como nota de corte para que os candidatos consigam alcançar as vagas oferecidas pelo SiSU. De acordo com o edital deste processo seletivo, os estudantes deverão tirar, pelo menos, 300 pontos na redação. Já com relação ao restante das provas, tudo o que os candidatos precisam fazer é não zerar as provas.

UFRJ confirma 9,2 mil vagas nas duas edições do SiSU 2022

As provas do Enem possuem pesos diferentes para cada curso da UFRJ. Em Medicina, por exemplo, as provas de Redação e Ciências da Natureza possuem peso 4, Linguagens e Códigos e Matemática peso 2 e Ciências Humanas peso 1.

Os únicos cursos que não devem ter nenhuma vaga oferecida dentro do processo seletivo do SiSU da UFRJ são aqueles que vão exigir teste de habilidade específica (THE). Neste caso, os candidatos deverão participar de um processo seletivo específico, previsto para ter suas inscrições abertas no dia 11 de janeiro.