UFRGS divulga obras literárias obrigatórias para o Vestibular 2022
Provas presenciais ainda não estão definidas no calendário.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes que estão de olho no Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerado como um dos mais concorridos do Brasil, tiveram acesso a novas informações sobre a prova. Os organizadores da seleção confirmaram a lista de obras literárias que serão cobradas pela instituição e ensino para a próxima prova, que ainda não tem data para acontecer.
As provas presenciais e próprias tradicionais da UFRGS foram canceladas no período da pandemia, e ainda não possuem data confirmada para voltar. Mas a instituição está fazendo um esforço para que as provas aconteçam no começo do ano de 2022. A previsão é de que mais informações sejam divulgadas em dezembro, se as condições sanitárias forem favoráveis durante as próximas semanas.
Caso as provas presenciais não aconteçam, a seleção segue prevista, e vai acontecer utilizando como base as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As obras literárias que serão cobradas pela instituição na próxima prova da UFRGS são as seguintes:
- Caderno de memórias coloniais – Isabela Figueiredo
- Construção [álbum] – Chico Buarque
- Ponciá Vicêncio – Conceição Evaristo
- Deixa o quarto como está – Amílcar Bettega
- Bagagem – Adélia Prado
- São Bernardo – Graciliano Ramos
- As meninas – Lygia Fagundes Telles
- Feliz ano velho – Marcelo Rubens Paiva
- Papéis avulsos – Machado de Assis
- Úrsula – Maria Firmina dos Reis
- Hamlet – William Shakespeare
- Poemas de Florbela Espanca: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!…; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.