Os candidatos inscritos para a próxima edição do processo seletivo Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul já podem conferir a concorrência. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, foram registradas 10.048 inscrições para as 1.418 vagas que foram oferecidas para o semestre equivalente ao 2º do ano de 2021.

UFRGS divulga concorrência para Vestibular 2021/2

Os três cursos que apresentam as maiores concorrências são os seguintes:

  •     Medicina: 58,94
  •     Psicologia (Noturno): 27,48
  •     Ciência da Computação: 19,35

Além disso, a instituição de ensino também divulgou algumas outras informações relacionadas aos inscritos para este vestibular. Do total de 10.048 inscritos neste processo seletivo, 5.272 foram para as vagas universais e 4.776 para as cotas/ações afirmativas.

Além disso, em relação as vagas que estão sendo oferecidas, das 1.418 vagas oferecidas para o ingresso 2021/2, 720 são para as cotas/ações afirmativas. A UFRGS divide os cotistas em oito categorias, mas o requisito principal de todas elas é o ensino médio cursado completo em escola pública.

A lista completa com a densidade pode ser encontrada neste link.

Como será a seleção

UFRGS divulga concorrência para Vestibular 2021/2

Segundo o que já tinha sido anunciado pela UFRGS, os candidatos que pretendem concorrer as vagas abertas na UFRGS não terão que passar pelas tradicionais provas. Os candidatos podiam se inscrever apenas se tivessem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou e tão se tivessem participado de vestibulares anteriores da universidade, para aproveitamento das notas.

A lista com o resultado preliminar está prevista para ser publicado no dia 18 de outubro. A primeira chamada está sendo aguardada para o dia 22 de outubro. Os aprovados terão que enviar a documentação de matrícula on-line a partir de 23 de outubro. A segunda etapa do registro acadêmico será de 10 a 12 de janeiro de 2022, enquanto as aulas terão início no dia 17 seguinte.