Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2021/1. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão concorrer apenas para as notas de provas anteriores e também para o Enem. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de maio.

UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2021/1

Para este processo seletivo, a UFRGS vai abrir 2.562 vagas, sendo a metade para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. De acordo com a Universidade, não haverá divisão de vagas entre ingressos via Enem e por notas dos vestibulares, já que as pontuações serão ponderadas para que seja feita a classificação dos candidatos.

As inscrições podem ser feitas através do site da UFRGS.

Para este processo seletivo, a UFRGS acabou decidindo por não realizar provas próprias, em virtude do momento da pandemia da Covid-19. Para concorrer, os candidatos necessariamente precisam ter feito provas anteriores da UFRGS ou então feito em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher uma das duas opções, e seguir as orientações:

UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2021/1

• Enem: o candidato pode se inscrever com as notas de qualquer edição do Enem de 2017 a 2020, sendo necessário o mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação.
  • Vestibulares anteriores: o candidato pode se inscrever com as notas dos vestibulares da UFRGS de 2017, 2018, 2019 ou 2020, desde que não tenha sido eliminado.

Além disso, os candidatos também devem ficar atentos aos cursos que exigem provas de habilidade específica. No curso de música, a seleção deve acontecer da seguinte forma:

• Aproveitamento da aprovação da habilitação na mesma modalidade/instrumento de edições anteriores do Vestibular;
  • Realização de prova virtual: envio de vídeo de 2 a 4 de junho, conforme orientações do Manual do Candidato.

A lista preliminar com os aprovados está prevista para ser liberada no dia 19 de junho. Já o resultado final da seleção será publica da no dia 23 de junho e o envio virtual da documentação da matrícula começará no dia 24 seguinte.