Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular 2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com as informações que foram divulgadas no edital deste processo seletivo, os interessados em participar devem se inscrever até o dia 16 de setembro, através do site da UFRGS.

UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2020

A inscrição deve ser feita mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 145. Os pedidos de isenção foram feitos até o dia 31 de julho e o resultado já foi divulgado. Mesmo aqueles que foram contemplados devem se inscrever neste período para o vestibular da UFRGS.

Vagas

De acordo com as informações que constam no edital deste vestibular da UFRGS, os candidatos poderão concorrer a 3.980 vagas, sendo que destas, 2.582 são para aqueles estudantes que vão ingressar no primeiro semestre de 2020 enquanto que o restante começa a estudar no 2º semestre.

Do total de vagas, 2.013 são reservadas para os candidatos egressos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoa com deficiência.

Mudanças

Uma das mudanças anunciadas pela UFRGS é que a instituição não vai continuar levando em consideração a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio para esta seleção. Com isso, o resultado deixa de ser divulgado em janeiro e é antecipado para o mês de dezembro. Mesmo com essa alteração, 30% das vagas ainda poderão ser acessadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.

Provas

UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2020

As provas da UFRGS, que normalmente aconteciam no mês de janeiro, também passam a acontecer antes a partir deste vestibular. Os candidatos deverão concorrer em dois finais de semana diferentes: 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. Confira os dias de cada prova:

  • 23/11: Física, Literatura e Língua Estrangeira
  • 24/11: Língua Portuguesa e Redação
  • 30/11: Biologia, Química e Geografia
  • 01/12: História e Matemática