A Universidade Federal do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas referente as vagas que serão abertas para o ano de 2019, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano. De acordo com as informações que foram confirmadas pela instituição de ensino, os candidatos devem se inscrever até o dia 12 de novembro.

UFRGS abre inscrições para o vestibular 2019

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da instituição.  A taxa que está sendo cobrada para o processo seletivo de 2019 é de R$ 125. O período de pedido de taxa de isenção terminou no dia 27 de setembro.

A partir do dia 11 de dezembro os candidatos poderão acessar o site da UFRGS para conferir os locais onde as pessoas deverão se apresentar para fazer as provas, que estão agendadas para acontecer entre os dias 6 e 9 de janeiro. Os candidatos responderão questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio, além de uma redação.

As provas acontecerão seguindo o seguinte cronograma:

  • 06/01 – Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna
  • 07/01 – Língua Portuguesa e Redação
  • 08/01 – Biologia, Química e Geografia
  • 09/01 – História e Matemática

As provas acontecem somente no turno da manhã, a partir das 8h30min. Além dos quatro dias de provas, os candidatos que vão concorrer as vagas de Artes Visuais, Música e Teatro deverão participar de provas específicas entre os dias 25 e 29 de novembro.

UFRGS abre inscrições para o vestibular 2019

A UFRGS ainda não divulgou a data prevista para publicação da lista dos aprovados em primeira chamada.

Vagas

A UFRGS ainda não informou a data de publicação do resultado final, bem como o prazo para matrículas. Nesta edição, a oferta é de 4.017 vagas para cursos de graduação, sendo 2.619 para o primeiro semestre e outras 1.398 para o segundo. Metade das oportunidades oferecidas está reservada par ao sistema de cotas, que contempla estudantes de escolas públicas, autodeclarados pretos pardos ou indígenas e pessoa com deficiência.