As instituições de ensino estão se preparando para retomar os processos seletivos que aconteciam em um período anterior a pandemia. Muitos foram suspensos ou então adaptados para lidar com essa nova rotina. Duas principais das Universidades do Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, confirmaram que vão retomar o processo em duas fases a partir do ano de 2023.

UFPR e UEL confirmam retorno da segunda fase a partir do Vestibular de 2023

A mudança no vestibular da UFPR foi confirmada pelo reitor da Universidade Ricardo Marcelo Fonseca. Ricardo enfatizou que a aplicação do vestibular em uma só fase foi positiva, mas que o formato tradicional com duas fases será retomado. A primeira fase será realizada em outubro de 2022, já a segundo em novembro deste ano.

Ainda de acordo com a instituição, a instituição irá retornar ao formato de duas fases, pois há a necessidade de que as “habilidades de leitura e escrita, nas provas específicas e na produção de textos, componham o perfil dos nossos alunos e também os do ensino médio”.

UFPR e UEL confirmam retorno da segunda fase a partir do Vestibular de 2023

Já no caso da UEL a confirmação da alteração foi feita pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição de ensino. provas serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira aplicada no dia 5 de março de 2023, e a segunda contará com três dias de prova, 2 a 4 de abril. A universidade já definiu também a data de realização da Prova de Habilidade Específica para candidatos ao curso de Música, que será em 4 de dezembro de 2022.

De acordo com a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o retorno para duas fases possibilita com que o candidato “apresente de forma mais datalhada o conhecimento aprendido no ensino médio”. Com a definição, a universidade deve fazer um estudo de custos para apresentar o preço de inscrição ao público.