A Universidade Federal do Paraná aparece na lista na posição 24 na lista das melhores instituições da América Latina. O levantamento foi feito pelo portal norte-americano US News & World Report, especializado em rankings de educação.

UFPR aparece entre 50 melhores instituições de ensino da América Latina

A instituição consegue se consolidar como uma das mais importantes não apenas do Brasil como da América Latina como um todo. Na lista, todas as 30 universidades que aparecem nas melhores colocações são públicas, sendo que destas, 24 são federais e 6 delas são estaduais. Na América Latina, integram o ranking 64 universidades, das quais 31 são brasileiras. Entre as brasileiras, a UFPR aparece em 12° lugar.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição responsável por criar e divulgar a lista, o ranking foi completamente elaborado com base nos dados coletados pela Web of Science e nas métricas oferecidas pelo InCites pela Clarivate Analytics.

UFPR aparece entre 50 melhores instituições de ensino da América Latina

A iniciativa, de uma forma geral, acaba levando em consideração fatores que medem a reputação da pesquisa global e regional de uma universidade e o desempenho da pesquisa acadêmica realizada, de uma forma geral. Para o ranking, isso acaba incluindo indicadores bibliométicos, como publicações, citações e colaboração internacional.

Confira o Top 5 das instituições:

  • Universidade de São Paulo
  • Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Universidade Estadual de Campinas
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Universidade de Buenos Aires