Os candidatos que estão de olho nas vagas que serão abertas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem se inscrever no processo seletivo vestibular para as vagas que serão abertas no 1º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos devem se inscrever até o dia 10 de setembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 155. A inscrição deve ser feita diretamente através do site da UFPR.

UFPR abre inscrições para Vestibular 2019/2020

Isenção

O benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá ser solicitado pelas pessoas que comprovem que não possuem condições de pagar o valor. Essa comprovação pode ser feita através da inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico ou através de outros documentos que informem os ganhos familiares.

Podem solicitar os benefícios as pessoas que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

Para os estudantes que estão inscritos no CadÚnico, o prazo para solicitação é dia 21 de agosto. Já aqueles que pretendem comprovar as informações mediante comprovantes de renda podem solicitar a isenção até o dia 28 de agosto.

UFPR abre inscrições para Vestibular 2019/2020

Serão oferecidas 5.661 vagas neste processo seletivo vestibular, sendo metade destinada aos candidatos cotistas de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Provas

A primeira fase do vestibular da UFPR está agendada para acontecer no dia 27 de outubro. Nesta etapa, os alunos devem responder 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.

Já a 2ª fase do processo seletivo deve acontecer entre os dias 24 e 25 de novembro. Nesta etapa, os estudantes devem passar pela Prova de Compreensão e Produção de Texto no primeiro dia e no segundo dia terão questões específicas para o curso escolhido.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser liberada no dia 13 de novembro.