Candidatos para as vagas do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberão um bônus de 10% das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações foram confirmadas nesta semana pela própria instituição de ensino.

UFPE oferecerá bônus via Enem para candidatos do curso de Medicina

De acordo com o comunicado da UFPE, o bônus será destinado apenas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública de Pernambuco. Além disso, os candidatos também deverão comprovar que ainda moram no estado para que possam ter acesso ao benefício.

Os candidatos que comprovarem todos estes pré-requisitos terão um acréscimo de 10% nas notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio para a classificação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na UFPE.

O sistema de bônus já era utilizado pela universidade para todos os cursos dos campi de Vitória de Santo Antão e Caruaru como forma de estimular a inclusão regional com o acesso dos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no Estado.

UFPE oferecerá bônus via Enem para candidatos do curso de Medicina

No caso do curso de Medicina, nos últimos quatro anos, o percentual médio de ocupação das vagas por estudantes de outros Estados foi acima de 49%, levando à necessidade de estender o bônus de inclusão regional também para o curso.

A instituição também vai conhecer um bônus que será destinado aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e que residam nessas regiões.