Os interessados em participar do processo seletivo realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) via Enem para as vagas que serão abertas no primeiro semestre de 2019 devem se inscrever até o dia 20 de novembro. De acordo com o edital lançado, somente podem se inscrever aqueles que estão devidamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2018.

UFPA abre inscrições para vestibular 2019 via ENEM

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da UFPA.

Os candidatos devem preencher o formulário completo, disponível no site acima, e depois realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100.

É possível ainda solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição. O benefício é destinado aos estudantes oriundos da rede pública de educação ou bolsista da rede privada. Neste caso, o pedido deve ser feito no ato da inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados em anexo à solicitação. A lista dos isentos deve sair no dia 26 de novembro.

O processo seletivo vai analisar somente as notas obtidas pelos estudantes através do Enem 2018, sendo que somente os alunos que vão concorrer as vagas para os cursos de Dança e Música terão que fazer uma prova de habilidade especifica, marcada para o dia 16 de dezembro.

UFPA abre inscrições para vestibular 2019 via ENEM

Neste processo seletivo, os candidatos poderão concorrer a um total de 7.215 vagas, somente para cursos de nível graduação. Os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins terão um bônus de 10% na nota. Além disso, conforme o previsto na Lei de Cotas, metade das oportunidades oferecidas em cada curso estarão reservadas aos estudantes da rede pública, com parte delas destinadas a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A instituição ainda não divulgou a data para o resultado final.