A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) antecipou nesta semana as vagas que serão distribuídas pela instituição de ensino através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. De acordo com o documento que foi divulgado pela Universidade, ao todo serão 4.959 vagas distribuídas em 98 cursos diferentes, distribuídos entre os campi Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande.

UFMT terá quase 5 mil vagas no SiSU 2024

Ainda de acordo com o termo de adesão que foi publicado pela UFMT, do total de vagas que será disponibilizada pela instituição de ensino, 2.433 são para ampla concorrência, 2.516 cotistas (Lei de Cotas) e dez vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Libras.

As regras seguem as mesmas do SiSU para todos os candidatos. Podem se inscrever apenas os alunos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio 2023, e que efetivamente concluíram os dois dias de provas. Além disso, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação.

Já o peso das demais provas aplicadas de forma objetiva no ENEM varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato, sendo que eles devem seguir basicamente as áreas definidas.

UFMT terá quase 5 mil vagas no SiSU 2024

Em resolução aprovada recentemente, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMT instituiu a Bonificação de Inclusão Regional (BIR), que concede 15% a mais da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes de escolas públicas ou privadas de Mato Grosso ingressarem na Instituição.

As inscrições para o SiSU vão acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro deste ano de 2024. Neste ano ele vai acontecer somente em uma edição, com vagas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre do ano. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro.