A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) anunciou nesta semana que terá uma oferta de 4.951 vagas que serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2022/1). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o termo de adesão com o detalhamento das oportunidades por modalidade, curso, unidade acadêmica e as regras do ingresso já foram disponibilizados para os estudantes.

UFMT terá cerca de 5 mil vagas no SiSU 2022/1

Do total de vagas que serão disponibilizadas através deste processo seletivo, 2,493 oportunidades serão destinadas apenas para estudantes que possam entrar como cotistas. Para essa categoria, os alunos devem ter feito o ensino médio completo em escolas públicas. Dentro dessa cota, existem vagas específicas para pessoas pretas, pardas, ou indígenas. Além disso, também foram previstas costas para alunos de baixa renda e portadores de deficiência.

UFMT terá cerca de 5 mil vagas no SiSU 2022/1

Além das vagas que foram disponibilizadas pelas cotas, a instituição ainda terá 10 vagas destinadas exclusivamente a estudantes que estejam surdos e que desejam entrar no curso de Letras / Libras, oportunidades que integram as ações afirmativas da própria universidade.

Outras instituições

Outras instituições públicas do Mato Grosso também já confirmaram a sua participação no SiSU 2022/1, apesar de ainda não terem divulgado os seus termos de adesão. O IFMT deve oferecer 70% do total de vagas utilizando o programa do governo. Já o restante será preenchido mediante Vestibular tradicional.

Já a Unemat deve utilizar o SiSU como forma de ingresso para todas as vagas previstas no primeiro semestre letivo.