Aqueles alunos que já estão de olho nas provas e no Exame Nacional do Ensino Médio em 2017 poderão participar do cursinho PRÓ-ENEM oferecido pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e organizado pela sua pró-reitoria de extensão, cultura e assuntos estudantis. As inscrições já estão abertas e os candidatos devem manifestar interesse em participar até o dia 9 de fevereiro.

As inscrições devem ser feitas somente pela internet, através do formulário de inscrições disponibilizado online.

Podem participar do cursinho PRÓ-ENEM da UFMS todos os estudantes que terminaram ou que ainda estão cursando o último ano do ensino médio. Para comprovar esta situação, os candidatos deverão apresentar um comprovante de matricula em escolas públicas. Também podem participar os estudantes advindos da rede privada, mas na condição de bolsista.

Diferentemente de outros processos de seleção que costumam ser realizados para selecionar estudantes para este tipo de cursinho, não existe a previsão de realização de qualquer tipo de prova destinada a preencher as vagas. As inscrições devem ser efetivadas a partir da ordem de envio do formulário. A lista com os contemplados deve acontecer no dia 13 de fevereiro, e a previsão é que sejam chamados mais de 200 estudantes.

Todos os selecionados deverão realizar o pagamento de uma taxa única, no valor de R$ 300,00, dinheiro que deverá ser utilizado para elaboração e reprodução dos materiais didáticos que serão utilizados durante o curso. As aulas serão ministradas por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação.

Os estudantes aprovados deverão se preparar para fazer o curso todos os dias da semana, sendo que as aulas estão marcadas para acontecer somente de noite, das 19h às 22h.