A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está abrindo inscrições para 3 processos seletivos diferentes, totalizando 9.456 vagas abertas para cursos em todas as áreas. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos poderão se inscrever nos seguintes processos seletivos: Vestibular Tradicional, o Vestibular Digital e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). O prazo final para inscrições é dia 16 de novembro.

UFMS abre inscrições para 3 processos seletivos com mais de 9 mil vagas

Para todas as três, a taxa de inscrição será de R$ 100.

As inscrições devem ser feitas através do site da UFMS.

Isenção

Os candidatos também já podem solicitar o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição para estes processos seletivos. Para isso, eles devem atender os seguintes requisitos:

• Estar inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser membro de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública do Brasil ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As respostas para essas solicitações devem sair no dia 27 de outubro.

Vestibular Digital

UFMS abre inscrições para 3 processos seletivos com mais de 9 mil vagas

As provas serão aplicadas no dia 3 de dezembro. Neste processo seletivo, os candidatos terão que responder 2 provas no Vestibular Digital da UFMS 2024. Uma delas com um conjunto de questões objetivas, enquanto que a outra será uma prova de redação.

As provas serão aplicadas em uma plataforma digital, com previsão de cinco horas de duração. A prova objetiva será constituída de 50 questões de caráter multidisciplinar. As áreas do conhecimento a serem avaliadas serão Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Vestibular tradicional

Já as provas tradicionais devem acontecer no dia 3 de dezembro também e terá um formato parecido com a digital, incluindo um caderno com questões objetivas e uma redação. A prova objetiva será constituída de 60 questões, elas serão distribuídas igualmente entre 4 provas. As matérias avaliadas serão Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Passe

O Programa de Avaliação Seriada (Passe) aplica uma prova ao final de cada um dos anos do Ensino Médio, e apenas os que estão no último ano concorrem. As provas estão previstas para acontecer no dia 10 de dezembro para os três anos.