A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou nesta semana a quantidade de vagas prevista para que possam ser acessadas através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do ano de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, serão oferecidas 6.309 oportunidades para os concorrentes.

UFMG divulga quantidade de vagas oferecidas no SiSU 2020

Do total de vagas previstas da UFMG para o SiSU, 3.152 serão para ampla concorrência e 3.157 reservadas para os estudantes que se encaixam na Lei de Cotas. As vagas serão distribuídas por 90 cursos da universidade.

A UFMG não realiza mais processo seletivo vestibular próprio, sendo que todos os estudantes selecionados precisam obrigatoriamente fazer a prova do ENEM para concorrer as vagas da Universidade. A exceção fica por conta apenas dos candidatos que desejam uma vaga nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança – Licenciatura, Design de Moda, Música – Bacharelado, Música – Licenciatura e Teatro.

Para estes cursos, os candidatos devem concorrer em um processo seletivo próprio, focado apenas nos estudantes que devem passar pelo vestibular de habilidades específicas. Essa modalidade já está com inscrições encerradas e as provas devem acontecer nas primeiras semanas de janeiro.

Notas de corte

UFMG divulga quantidade de vagas oferecidas no SiSU 2020

As notas de corte dependem sempre da concorrência, e as informações são divulgadas ao longo dos dias de inscrições do SiSU. Mas um estudo feito pela própria UFMG aponta que os candidatos que ingressaram na Universidade nas modalidades de cotas tiveram praticamente as mesmas notas daqueles que entraram pelas vagas da ampla concorrência.

As informações foram feitas através da análise dos processos seletivos Sisu e Vestibular de Habilidades 2019 feita pelo Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Segundo o relatório, a nota de corte nas modalidades de cotas de escola pública, cor/raça e/ou renda foi em média igual a 94,8 por cento da nota da ampla concorrência.