A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmou nesta semana a quantidade de vagas que será disponibilizada para os candidatos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, serão 6.309 oportunidades para essa modalidade.

UFMG confirma mais de 6 mil vagas via SiSU 2021

Do total de vagas disponíveis através do SiSU, 3.152 serão para a ampla concorrência e 3.157 para os candidatos que se encaixam na Lei de Cotas, com reserva para estudantes de escolas públicas e percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os critérios estabelecidos pela UFMG indicam que não haverá notas de cortes para os cursos da instituição, dependendo apenas dos inscritos. Os candidatos apenas não podem ter zerado a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para que possam concorrer às vagas. Os pesos das matérias serão exatamente os mesmos para todas as áreas do conhecimento, independente do curso escolhido.

O SiSU 2021/1 vai receber inscrições entre os dias 6 e 9 de abril, podendo participar apenas candidatos que tenham feito o Enem 2020. A lista com os aprovados em 1ª chamada está prevista para ser publicada no dia 13 do mesmo mês.

UFMG confirma mais de 6 mil vagas via SiSU 2021

Os inscritos no SiSU devem acompanhar o sistema diariamente durante o período de inscrição para conferir a nota de corte dos cursos escolhidos. O sistema atualiza todo dia a média mínima que o candidato precisa ter para ser aprovado em determinado curso.

A média vai mudando de acordo com as inscrições que vão sendo recebidas, por isso é importante conferir diariamente o seu curso para saber as chances que você tem de ser aprovado. As opções de curso podem ser alteradas até o fim das inscrições.