A Universidade do Estado de Minas Gerais anunciou esta semana que está retomando o seu processo seletivo vestibular tradicional. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a mudança acabou sendo aprovada pelo Centro Universitário no último dia 12 de novembro.

UFMG anuncia retorno do Vestibular

A última seleção realizada neste formato de vestibular próprio aconteceu no ano de 2019. A partir deste ano, a instituição de ensino optou por selecionar estudantes apenas utilizando as notas obtidas pelos candidatos através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As vagas eram distribuídas 50% para cada uma das formas de seleção.

Agora, com o retorno do vestibular tradicional da UFMG, a instituição de ensino vai destinar ao SiSU apenas 25% das vagas, mas sem sistema de cotas. Os demais 75% serão destinados ao vestibular, sendo distribuídos da seguinte forma:

•     5% para ampla concorrência
  •     20% para inclusão regional
  •     50% para o Procan

UFMG anuncia retorno do Vestibular

Dentro das cotas, as vagas serão distribuídas dentro das seguintes categorias:

•     Categoria I – 21% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
  •     Categoria II – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
  •     Categoria III – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
  •     Categoria IV – 2% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
  •     Categoria V – 16% das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
  •     Categoria VI – 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Por enquanto, a UEMG definiu apenas o retorno para a seleção via vestibular, mas não divulgou qualquer data prevista para realização do mesmo. A previsão é que, nas próximas semanas, a UEMG defina um cronograma completo para esta seleção.