A Universidade Federal de Minas Gerais anunciou a abertura oficial do seu processo seletivo vestibular destinado apenas aos cursos que exigem provas de habilidades específicas, que acabam sendo uma nova etapa dentro do vestibular. De acordo com as informações que foram divulgadas, as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de dezembro, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 205.

UFMG abre inscrições para Vestibular 2020 de cursos que exigem habilidades especificas

As inscrições devem ser feitas através do site da UFMG.

Seguindo as orientações que foram postadas no edital deste concurso, alguns candidatos podem solicitar o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição. Neste caso, somente os alunos que comprovarem que possuem a uma família de baixa renda podem solicitar a isenção. Mais informações podem ser obtidas através do site acima.

Essa seleção será destinada apenas para os seguintes cursos: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança – Licenciatura, Design de Moda, Música – Bacharelado, Música – Licenciatura e Teatro.

Além disso, podem se inscrever apenas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, já que toda a primeira parte da seleção será feita através da análise das notas obtidas pelos concorrentes nesta edição da prova. O resultado do Enem deste ano deve ser liberado apenas no dia 27 de janeiro.

As provas acontecerão entre os dias 4 e 6 de fevereiro, de acordo com as seguintes datas:

• 04/02/2020 a 06/02/2020 – Provas de Atuação; Audição Didática Coletiva; Habilidade Corporal de Dança e Solo de Dança.
  • 04/02/2020 – Provas de Teoria e Percepção Musical; Percepção Visual; Desenho Procedural e Raciocínio Lógico.
  • 06/02/2020 – Prova Prática de Música

Os aprovados para estes cursos devem ser conhecidos apenas no dia 14 de fevereiro de 2020.

A UFMG oferece 331 vagas neste Vestibular 2020 de Habilidades Específicas. Destas, 171 são destinadas aos cotistas de escolas públicas (incluindo percentual de reserva para estudantes de baixa renda, etnia e pessoas com deficiência). Confira a quantidade total de vagas de cada curso:

• Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura (80 vagas)
  • Cinema de Animação e Artes Digitais – Bacharelado (40 vagas)
  • Dança – Licenciatura (20 vagas)
  • Design de Moda – Bacharelado (76 vagas)
  • Música – Bacharelado (76 vagas)
  • Música – Licenciatura (30 vagas)
  • Teatro – Bacharelado e Licenciatura (40 vagas)