Mais uma instituição de ensino anunciou alterações confirmadas no seu cronograma de processos seletivos para os próximos meses em função da pandemia do novo coronavírus. Desta vez foi a Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada em Minas Gerais. A instituição emitiu nota adiando o Processo de Avaliação Seriada (PAS).

UFLA (MG) anuncia adiamento do PAS 2020

Este processo seletivo é considerado como um dos mais importantes para a instituição, uma vez que acaba se tornando responsável pelo preenchimento de 40% de todas as vagas que são oferecidas pela instituição ao longo de um semestre. Neta seleção, os candidatos precisam realizar provas ao final de cada ano do ensino médio.

Seguindo as medidas que foram tomadas, a 2ª etapa do PAS 2020 deve acontecer somente no 1º semestre de 2021, com datas que ainda serão confirmadas pela UFLA. Além disso, a UFLA pretende reestruturar o processo seletivo para que possa atender à demanda da população regional e, também, para adaptar o PAS à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Estudantes que fariam a 1ª etapa do PAS ainda este ano devem realizar a prova no final do ano de 2021. No caso, quem está cursando o 1º ano do Ensino Médio em 2020 fará a prova juntamente com aqueles que cursarão o 1º ano em 2021.

UFLA (MG) anuncia adiamento do PAS 2020

Já os estudantes que estão no 1º ano e fizerem o PAS 1 em 2021 terão a oportunidade de realizar as provas das etapas 2 e 3 em 2022. Assim, mesmo com o intervalo de tempo da aplicação do PAS 1, o estudante não será prejudicado no processo.

Por enquanto, a orientação oficial dada pela instituição de ensino é que os estudantes aguardem pelas próximas resoluções, que devem ser anunciadas nas próximas semanas em acompanhamento a situação da pandemia no Brasil.