Os estudantes que pretendem conseguir uma vaga que serão oferecidas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) poderão concorrer a quase cinco mil oportunidades de estudos neste primeiro semestre. Todas elas estarão disponíveis através do Sisu, portanto deverão ser disputadas apenas pelos alunos que fizeram o ENEM.

As informações com todas as vagas que estarão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada foram confirmadas através do lançamento de um edital. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos poderão concorrer a um total de 4.930 vagas, que estão divididas em 91 cursos diferentes. As vagas serão distribuídas entre os campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus.

A instituição confirmou que deverá fazer somente uma seleção este ano, portanto os candidatos também poderão concorrer as vagas do segundo semestre através deste processo de seleção. Os candidatos poderão concorrer tanto as vagas universais quanto também as vagas para cotistas. Serão 2.467 serão ofertadas para estudantes contemplados pela Lei de Cotas. As outras 2.463 oportunidades são destinadas à Ampla Concorrência.

Não participantes

Existem alguns cursos que são oferecidos pela instituição e que não devem entrar no processo seletivo Sisu. São eles: as licenciaturas em Educação do Campo, Letras-Libras e Intercultural Indígena e o bacharelado ou licenciatura em Música terão processos seletivos específicos.

Notas de corte

Os candidatos deverão conferir no edital a nota mínima estabelecida para que os estudantes possam concorrer no Sisu em cada uma das áreas. Ainda não existe previsão para abertura das inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2017.