Mais instituições de ensino confirmaram as vagas que serão destinadas aos estudantes a partir da participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao primeiro semestre do ano de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pelas universidades, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede em Juazeiro do Norte, também no Ceará, disponibilizarão mais de 7 mil vagas.

UFC e UFCA oferecerão mais de 7 mi vagas no SiSU 2022/1

Os candidatos poderão concorrer utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, edição que será utilizada para a próxima edição do SiSU. O Inep afirma que as notas das provas estão previstas para serem liberadas a partir do dia 11 de fevereiro.

A Universidade Federal do Ceará vai disponibilizar 6.358 vagas, distribuídas em 113 cursos de graduação. Os candidatos poderão concorrer a 3.174 vagas em ampla concorrência e outras 3.184 vagas através da Lei de Cotas. Os cursos da UFC são ministrados nas cidades de Cratéus, Fortaleza, Quixadá, Russas e Sobral.

A instituição afirma que vai levar em consideração todas as notas da prova como peso 1, independente do curso de escolha dos candidatos. Mas os candidatos não podem ter tirado nota zero em nenhuma das provas.

UFC e UFCA oferecerão mais de 7 mi vagas no SiSU 2022/1

Já a Universidade Federal do Cariri vai oferecer 880 vagas, sendo que metade das oportunidades são destinadas aos candidatos que pretendem concorrer pela ampla concorrência e a outra metade destinada aos candidatos que podem concorrer se utilizando da Lei de Cotas.

A instituição vai oferecer um total de 19 cursos, dentre eles as de Administração, Ciência da Computação e também para Jornalismo. Os pesos variam de acordo com as provas, da seguinte forma:

  •     Redação: 2,5
  •     Linguagens e Códigos: 1,5
  •     Matemática: 3,5
  •     Ciências da Natureza: 3
  •     Ciências Humanas: 1

Além disso, para cada curso os candidatos terão uma nota mínima na média do Enem. Por exemplo, os candidatos que possuem o interesse no curso de medicina oferecido pela instituição terão que tirar, no mínimo, 350 pontos em todas as provas.