Os interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para as vagas abertas para o ano de 2023 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o cronograma oficial deste processo seletivo, o prazo máximo para o envio desta solicitação é dia 8 de dezembro.

UESB abre período de inscrições para isenção da taxa do Vestibular 2023

A isenção deve ser solicitada através deste site.

Para ter direito a este benefício, os candidatos devem se encaixar nas seguintes categorias:

• Candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas (étnico-racial e escola pública) e quotas adicionais (quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência);
  • Estudantes de cursos pré-vestibulares comunitários que cursaram o Ensino Médio por meio de exames supletivos ou cursos equivalentes;
  • Alunos das redes públicas de ensino;
  • Servidores da UESB e seus dependentes, assim como servidor de empresa terceirizada que esteja servindo a universidade e servidores de outras universidades estaduais da Bahia.

Ainda seguindo os critérios que foram apontados dentro do edital deste processo seletivo, serão distribuídas 400 isenções, com os seguintes critérios de distribuição:

UESB abre período de inscrições para isenção da taxa do Vestibular 2023

• 65% – candidatos optantes pelo sistema de reserva de vagas;
  • 20% – candidatos oriundos de cursos pré-vestibulares comunitários e populares sem fins lucrativos;
  • 15% – candidatos oriundos das Redes Públicas de Ensino do Brasil optantes pela Modalidade “ampla concorrência”.

Os resultados dos pedidos de isenção estão previstos para serem liberados no dia 17 de dezembro.

As inscrições para o Vestibular 2023 da UESB poderão ser feitas entre o dia 13 de dezembro a 5 de janeiro. Para aqueles candidatos que não conseguirem o benefício da isenção, o valor da taxa de inscrição será de R$ 100.  As provas estão previstas para acontecer nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2023, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.