Os candidatos que farão o processo seletivo vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) devem ficar atentos as mudanças que serão realizadas no Vestibular 2021. De acordo com as informações que foram publicadas, a instituição está confirmando tanto mudanças nas datas quanto no formato e no conteúdo que será cobrado na prova.

UERJ terá mudanças nas datas das provas do Vestibular 2021

O Vestibular Estadual 2021 deve ter apenas um Exame de Qualificação (EQ), composto por uma prova objetiva que está marcada para acontecer no dia 21 de fevereiro. Os classificados no Exame de Qualificação (EQ) farão o Exame Discursivo (ED), mas essa 2ª etapa deve acontecer somente no dia 18 de abril.

Segundo o edital da seleção, o Exame Discursivo será composto por uma redação e questões de mais duas disciplinas que são específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro ainda não definiu o cronograma completo do seu processo seletivo. As datas que ainda faltam devem ser publicadas em breve. A instituição informou ainda que todas as alterações que foram realizadas acabaram aplicadas em virtude das medidas para prevenção da Covid-19.

UERJ terá mudanças nas datas das provas do Vestibular 2021

A instituição informou também que vai haver uma redução no conteúdo cobrado na prova. De acordo com o comunicado da Universidade, a ideia é que alunos não se sintam prejudicados em virtude da suspensão das aulas durante o período da pandemia. Mesmo assim, algumas obras literárias ainda permanecem na prova de literatura, como:

•     Exame de Qualificação: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
  •     Exame Discursivo – Redação: 1984, de George Orwell
  •     Exame Discursivo – Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa: Sonetos, de Luís de Camões